domingo, 21 de setembro de 2008

Recomendação

Leviatã - Thomas Hobbes
Em "Leviatã", Thomas Hobbes coloca as condi-ções de dissoluções do Estado, para ele, somente a concentração de autoridade garante a unidade e a paz social. Suas idéias políticas apoiaram o absolutismo do século XVII. Partidário do absolutismo político, defende-o sem recorrer à noção de “direito divino”. Segundo o filósofo, a primeira lei natural do homem é a da auto-preservação, que o induz a impor-se sobre os demais — “guerra de todos contra todos”.
COMENTÁRIOS: Tem hora que o Estado Absolutista pode ser sim a melhor solução... E a ídeia de que "o homem é lobo do homem" é muito interessante.

sábado, 6 de setembro de 2008

Recomendação

O Príncipe - Nicollò Maquiavel
O Príncipe, escrito em 1513, é um livro polêmico, perigoso e revolucionário. É um manual para a ação. É a obra-prima de Maquiavel. Maquiavel é considerado o 'pai' da ciência política, e seus textos são estudados e analisados em escolas e universidades de todo o mundo. Nenhum político, empresário, governante ou líder pode permitir-se ignorar os ensinamentos de Maquiavel. Ninguém mais útil do que ele para nos orientar para nossa verdadeira condição humana - seres livres. Maquiavel inaugurou um novo modo de pensar para a humanidade.
COMENTÁRIO: Um livro bastante interessante: principado ou democracia?